sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

ESCREVENDO COM O XT9

Aproveitando o post de nosso amigo, resolvi tecer as considerações sobre escrita no HTC.
Isso me preocupava, pois uso muito para atividades profissionais e acadêmicas.

Também já fui usuário de Palm, e fã da "canetinha".

Porém, o Excalibur me surpreendeu: teclado muito confortável, possibilita a escrita com uma só mão devido ao espaçamento das teclas(claro que depende da mãozona) e confiabilidade, dificilmente erro a tecla.

E, eu que sempre tinha experiências desagradáveis com o T9, fiquei maravilhado com o XT9. Acabaram-se os problemas de acentuação, de catar milho, de demorar horas para um sms mais sofisticado.Uma coisa boa, ele mostra na barra inferior uma linha com as possíveis palavras, você pode navegar por elas com as setas ou simplesmente ignorar e continuar escrevendo.

Detalhe: se você digitou usando o XT9, ele aprende. Ou seja, se você acessou um site digitando, e depois vai redigir um email ou um sms e precisar citar o site, ele estará no XT9. Experimente digitar eumamomeuhtc com e sem XT9...

Para ativar/desativar o XT9 use a tecla FN (função) e depois a barra de espaços(Space).

Outra coisa, o XT9 tem auto acentuação (http://www.nuance.com).

Se sua dúvida são os simbolos (caracteres especiais), para usá-los basta apertar a tecla SYM.

Quanto a notas, eu uso notas de voz, e no próximo post vou colocar como configurar os comando de voz para abrir aplicativos.

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!!

Olha eu de novo!

Tenho mais duas perguntas:

Como eu configuro o teclado?
aperto FN e @ mais escreve Ç.

Como aumento o volume de aparelho? Recebo as ligações e quase não consigo ouvir.

Abraços!

Anônimo disse...

Oia eu dnovo, tbm!

Valeu pelo post, esclareceu muito.

Por enquanto é só ... tow decidindo mesmo pegar um desse. Onde vc comprou, onde tem um preço legal?

Anônimo disse...

Estou escevendo de novo!!!!

No meu S621 aparece a letra E na parte superior, e fiquei procupado com isso depois de ler seus posts antigos, mas nenhuma outra forma de conexão eu configurei a não ser Wi-Fi. Será que estou correndo algum risco de ser cobrado?

E outra... não conseguir escrever em XT9, será que meu teclado está desconfigurado, como perguntei no coments acima?

Abraços!

Obrigado.

M R Moreno disse...

Ronaldo,
Ok,qual a versao do Windows Mobile que está usando no seu aparelho, e está em inglês ou português ?

M R Moreno disse...

Em relação ao volume, seu joggr está ativado? se sim, ele pode aumentar/diminuir.

Quanto ao E (de edge) você tem que observar que o e maior, dentro de um quadrado branco, significa disponibilidade da rede apenas. Se o mesmo E se repetir entre o indicador de bateria e o sinal da antena, significa que vc está acessando, e portanto sendo tarifado.

Quanto ao @ e o ç, me diga: no canto direto, antes do sinal da antena, o que tá escrito ? xt9?abc?

Anônimo disse...

O volume eu já conseguir, fiquei mais aliviado em relação ao Edge! Ufa!

Minha versão WM5 em português (BR)

E aparece abc no lugar e não XT9.

Desculpa ficar te enchendo com tanta coisa!!!

Mais uma vez obrigado!

T+

M R Moreno disse...

Download do Manual:
http://www.htc.com/support/support_htcs620.htm

Anônimo disse...

Realmente com o XT9 as palavras já vêm acentuadas e a digitação fica bem mais rápida.

Parabéns pelo blog sobre esse excelente smartphone. Tenho o meu há 6 meses e até agora no geral estou muito satisfeito também!

A única coisa que me incomoda é um defeito no Windows Media Player após a atualização pro WM6. Os vídeos não permanecem em tela cheia por mais do que alguns segundos... acontece isso com você também?

Outra coisa que gostaria de saber é se você conhece mais algum software ou jogo legal para ele. No momento possuo os seguintes: Gmail e Opera (Java - Midlet Manager), Fizz Weather, Google Maps, Live Search, Schedy Mobile, Smart2Go, Yahoo! Go 2.0, Documents To Go 3, Core Player e TCPMP.

Abraço

Anônimo disse...

como faço para escrever a barra "\ " no teclado do HTC S621 ? Nao consigo achar essa barra, so tem a barra "/" em cima da letra G.

valeu